Respostas a pergunta - Quais os riscos da Toxoplasmose na gestação ? 1

As mulheres que desenvolveram imunidade a esta infecção antes da gravidez, ou seja, que tenha sofrido dessa doença alguma vez, não correm perigo de transmitir a infecção aos seus bebês. Mas quando uma mulher grávida contrai toxoplasmose pela primeira vez, existe 40% de probabilidade de que transmita infecção ao feto.

O risco e a gravidade da infecção do bebê depende muito de quando, durante a gravidez, a mãe contrai a infecção. Segundo os especialistas, quando se contrai a infecção durante os três primeiros meses da gravidez, aproximadamente 15% dos fetos também se infecta. Se a mãe se infecta durante o segundo trimestre da gravidez, a probabilidade de que o feto se infecte é de 60%.

A toxoplasmose é transmitida ao feto através do sangue. Quando é contraída durante a gravidez pode provocar um aborto espontâneo ou o nascimento sem vida do bebê. Aproximadamente um de cada dez bebês nasce com uma infecção de toxoplasmose evidente. Alguns podem morrer poucos dias após nascer, enquanto os que sobrevivem podem sofrer com infecções nos olhos, no fígado, e no baço. Outros ainda, podem ter pneumonia e apresentar icterícia (olhos e pele amareladas), ou sofrer doenças mais graves como o retardamento mental, paralisia cerebral, ataques de apoplexia, e outros transtornos sérios.

Fontes: http://br.guiainfantil.com/toxoplasmose/347-riscos-da-toxoplasmose-duranta-a-gravidez.html

por (zecarioca)